Reforço da cibersegurança no centro das preocupações dos Provedores de Justiça Africanos

Reforço da cibersegurança no centro das preocupações dos Provedores de Justiça Africanos

Reforço da cibersegurança no centro das preocupações dos Provedores de Justiça Africanos

“O Reforço da Cibersegurança nas Instituições dos Provedores de Justiça” foi o tema que congregou, hoje, Provedores de Justiça num encontro virtual, realizado pelo Centro de Pesquisa dos Provedores de Justiça Africanos (AORC), braço de investigação e de formação da Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores de África (AOMA).

A Provedora de Justiça de Angola, Florbela Rocha Araújo, participou na reunião que contou com intervenções de prelectores da África do Sul.

Durante o webinar foi ressaltado a importância de estratégias para criar resiliência no reforço das medidas de cibersegurança na comunidade dos Provedores de Justiça, com destaque para o défice de técnicos com conhecimento especializado e a falta de prevenção contra ameaças cibernéticas.

Foi ainda defendida a necessidade de fazer da cibersegurança uma prioridade dentro das instituições para prevenir qualquer tendência criminosa.

Na sua intervenção sobre “Sistema de Informação e Tecnologia”, o Professor Manoj Maharaj, enumerou as responsabilidades do Provedor de Justiça para fortalecer a segurança cibernética, que se prendem com a ética dos funcionários no acesso a links que comprometam as informações da instituição, legal no desenvolvimento da cultura de cibersegurança de forma diplomática para a protecção do país, e prática na actualização regular das licenças dos meios informáticos.

A moderação do webinar coube ao Advogado Kevin Malunga, e o discurso de encerramento a Marion Adonis, que esteve em representação da Associação dos Provedores e Mediadores Africanos, AOMA.

Durante o encontro ficou expresso que os Provedores de Justiça dos países africanos devem adoptar estratégias de cibersegurança para a identificação consistente de vulnerabilidades, ameaças e controlo cibernético.

Anterior Provedora de Justiça avalia observância da lei na Província da Huíla

Deixe o seu comentário

O Provedor de Justiça é uma Entidade Pública Independente do Estado…

Relações Internacionais

Links Úteis

© 2024 Provedor de Justiça de Angola - Todos os direitos reservados

wpChatIcon